Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Remover arquivos gerados, que aumentam desnecessariamente o tamanho do repositório #129

Open
he7d3r opened this issue Mar 18, 2017 · 5 comments

Comments

@he7d3r
Copy link
Collaborator

he7d3r commented Mar 18, 2017

Não sei se já consideraram a possibilidade de manter apenas o código-fonte que produz o arquivos finais, em vez de fazer o controle de versão destes arquivos, então gostaria de deixar a sugestão.

O repositório já alcançou 200,4 MB, e alguns dos maiores arquivos no histórico são: "main.epub", "main.dvi", "slide.pdf", "main.pdf", "html", "main.html" e "slide.log" (ver http://stackoverflow.com/a/32506324/2062663). Depois que os removi do histórico, a pasta do repositório ficou com 32,2 MB. Não sei exatamente quais arquivos são gerados pelos comando make, mas provavelmente eliminando todos e deixando só o código essencial para gerá-los haveria ainda mais redução (não haveria mais arquivos binários). As releases mais recentes dos PDF/DVI/HTML produzidos ainda poderiam ser disponibilizadas no site do projeto (sem manter controle de versão).

Reescrever o histórico tem implicações (http://stackoverflow.com/a/17687549/2062663) então se isso fosse feito todos que clonaram o repositório precisariam atualizar suas cópias, mas talvez valha a pena.

Caso decidam reescrever o histórico, isso pode ser feito assim: http://stackoverflow.com/a/17100265/2062663

@phkonzen
Copy link
Collaborator

Olá Helder,

Mais uma vez, gostaria de agradecer suas colaborações ao projeto. Nós ainda estamos avaliando a melhor maneira de lidar com este fato. Atualmente, os arquivos binários (com exceção do main.pdf) não devem estar mais sob controle. Ocorre que no início do repositório, acabamos submetendo vários arquivos binários.

Em vez de reescrever o histórico, uma alternativa é clonar apenas os commits mais recentes, usando:

git clone --depth [depth] [remote-url]

Abs.,
Pedro.

@he7d3r
Copy link
Collaborator Author

he7d3r commented Apr 13, 2017

Outra opção seria colocar os binários apenas nas releases:
https://github.com/livroscolaborativos/CalculoNumerico/releases/new

@phkonzen phkonzen reopened this Apr 14, 2017
@phkonzen
Copy link
Collaborator

Este "issue" foi reaberto, por ter potencial de desdobramentos. Já havia sido comentado entre o grupo de organizadores o lançamento de "releases". Mais especificamente, uma das ideias levantadas era o lançamento de um "release" por ano.

@he7d3r
Copy link
Collaborator Author

he7d3r commented Jan 4, 2018

No fim das contas qual é a resolução? Remover o .pdf quando começarem as releases semestrais? Ou trata-se de um "WONTFIX", pois a recomendação é usar git clone --depth?

@phkonzen
Copy link
Collaborator

phkonzen commented Jan 4, 2018

De fato, não estamos certos de reescrever o histórico, permanecendo a recomendação de usar git clone --depth. Entretanto, estamos trabalhando na reorganização do projeto (veja #212), o que pode ser uma oportunidade para resolver esse problema.

@phkonzen phkonzen reopened this Jan 4, 2018
Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment
Labels
None yet
Projects
None yet
Development

No branches or pull requests

2 participants